segunda-feira, 30 de junho de 2014

VOCÊ LIDA BEM COM ADVERSIDADES?

Hoje vamos falar de um tema que pipoca volta e meia na nossa salinha lá na clínica - e nos jantares, bares, filas do supermercado e até conversas de elevador, quando o bicho fica parando de andar em andar e a vizinha que não te vê faz tempo resolve contar como tá a vida: RESILIÊNCIA. Não, não é aquilo que ajuda a entrar mais fácil (o nome disso é VASELINA, cazzo). Resiliência é um conceito que veio da física e se refere à propriedade que um corpo tem de voltar à forma depois de sofrer um choque ou uma deformação. Na psicologia, resiliência é a capacidade que a gente tem de enfrentar adversidades e manter uma habilidade de adaptação em vez de se deixar espatifar no chão. As pessoas
são capazes de se transformar a partir das adversidades, recuperar o fôlego e superar qualquer babado. Mas aí tem muita gente que, numa escala de 0 a 10, tem resiliência 0,05. MUITA gente. Vamos a alguns exemplos e você conta se se identificou com algum (ou conhece alguém em que a carapuça serve direitinho):

- Ele tá indo bem no emprego, vidinha arquitetada, contas pagas em dia, folga sábado e domingo, que delícia. Daí a empresa faz um corte brutal de gastos, que vai da marca do papel higiênico aos "queridos" colaboradores, e ele roda. Depois disso, se enfia debaixo do edredom e demora anos pra arrumar outro emprego, que, é CLARO, não é NADA comparado ao antigo. O antigo era A OPORTUNIDADE da vida e ELE, pobre coitado que foi cuspido pra fora, massacrado pelo impiedoso sistema capitalista e bla-bla-bla-bla-bla, não terá mais chance de encontrar seu lugarzinho sob o sol.

- Ela é louca pra ser médica desde que se conhece por gente. Aos 5 anos já andava pela casa passando Vick Vaporub nos ursinhos de pelúcia e enfiou na cabeça que queria ser pediatra, cuidar de crianças doentes, salvar vidas, vestir branco, uau! Só que daí não passou no vestibular pra medicina.  E como na família todo mundo sempre entrou de cara na faculdade e ela tinha colocado "farmácia" como segunda opção, resolveu encarar a segundona. Pro resto da vida. Porque ninguém merece fazer anos de cursinho pra não passar, né? E ela conhece umas pessoas que estão tentando pela quarta vez! Socorro, né?!

- O casal financia apartamento e carro e rala, rala, rala pra pagar. Aí os dois decidem fazer a viagem dos sonhos depois de 5 anos vendendo as férias. Compram passagem, sunguinha nova, câmera digital, reservam o hotel mais show de bola. Duas semanas antes da viagem, o salário dela atrasa e os clientes dele param de fazer pedido. O casal faz os cálculos e percebe que, se não desistir da viagem, as contas vão todas atrasar. Aí os dois começam a sofrer de insônia e preocupação, ele brocha, ela vai pra casa da mãe - até que, sabiamente, decidem que é melhor deixar a viagem pra dali a mais 5 anos e ficar com as contas em dia, jogando buraco em casa.

Aí a gente pergunta: olhando pra essas três criaturas, o que VOCÊ diria pra elas?
- Cara, pelo menos você conseguiu um outro emprego. Tem tanta gente passando fome por aí.
- Lindinha, medicina é difícil mesmo. Desencana. O que importa é você ter um diploma e uma vida estável. E se você quiser eu te empresto minhas temporadas de "Plantão Médico" pra você assistir sábado à noite. Pro resto da vida.
- Gente, melhor dormir um sono tranquilo, sabendo que vocês não devem nada pra ninguém, do que ficar transando bronzeados e depois voltar pra casa com o nome sujo e um monte de conta pra pagar.
SE ESSAS SERIAM AS SUAS RESPOSTAS, PROVAVELMENTE SEU NÍVEL DE RESILIÊNCIA TAMBÉM É QUASE NULO.

A gente tem mania de abrir mão dos ímpetos, das loucuras, dos sonhos e dos desejos pensando no que "é certo". Mas é certo pra quem, cara pálida?! Pra sociedade? Pro banco? Pro seu papai? Pros seus vizinhos? OU É CERTO PRA VOCÊ?

Isso vale pra qualquer situação que venha de fora pra dentro, rasgando. Viver é complicado e volta e meia dá errado, não acontece exatamente como a gente planejou. Dinheiro acaba, pessoas ficam doentes, gente querida morre, propostas são declinadas. Só tem uma coisa que não muda nunca na vida: a condição que a gente tem de mudar. A gente tem mania de querer controlar tudo pra se sentir seguro, mas a verdade é que nada tá no nosso controle - e só tá seguro quem tá morto. Por isso mesmo a grande delícia, na verdade, é desenvolver essa tal de resiliência. Levar trombadas da vida é normal, todo mundo leva. Então por que não saber mudar, se adaptar e se transformar a partir delas? Mas se você preferir, claro, sempre dá pra cruzar os braços e ficar postando no Face sobre a pobre vítima que você é, injustiçada e incompreendida, sofrendo todas as dores do mundo e esperando que os outros te consolem pelo inbox e curtam seu bom e velho status de condenado. Sempre.  

9 comentários:

  1. Acho que só vocês pra me salvarem de uma situação super constrangedora...
    O que fazer quando você bebe demais e não se lembra se transou com o cara, o que falou com ele, o que fez com ele (e pior ainda: menstruada e sem depilar)?? E pra completar, acho que fui eu que beijei ele primeiro...
    Estou desesperada... não consigo dormir pensando nisso... será que pergunto o que rolou pra ele? Será que tento refazer meu filme (pq pode parecer desculpa, mas realmente bebi demais)... se fosse um cara que eu nunca mais visse na minha vida, não estaria nem aí, mas o negócio é que ele conhece uma amiga minha... e um amigo dele estava chegando em mim dias antes...
    Será que eu queimei meu filme pra sempre???? To precisando MUITO da ajuda de vocês!!
    Me ajudeeeeem!!! O que pode me tranquilizar mesmo é conversando com ele pra saber o que rolou de verdade e como tudo aconteceu, mas ao mesmo tempo tenho medo do que ele pode falar...
    O que fazer nessa situação???

    ResponderExcluir
  2. Ei Ismael e Bianca!!! Tudo bem?
    Vocês têm algum e-mail para eu poder tirar algumas dúvidas??
    Obrigada e adorooo vcs!!!!!!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Ismael e Bianca, quero dizer que adoro o trabalho de vocês e por isso quero dividir minha história aqui! Espero q leiam com carinho e ME AJUDEM!!!
    Tenho 27 anos e sempre fui muito tímida, muito fechada e quase sem autoestima.
    Gosto de sair à noite, mas sou a mais quieta da turma e pra me soltar bebo muito... consequência: ou pago algum mico, ou não lembro de nada que fiz ou passo mal depois.
    Tive uma criação meio rigorosa em relação ao sexo (minha mãe sempre contou que ela, minha avó e minha tia casaram virgens), mas eu sempre quis perder a virgindade com algum namorado, mas NUNCA namorei. Depois que completei 20 anos pensava em perder a virgindade com um cara que eu me envolvesse, não necessariamente um namorado, e sim um ficante ou coisa parecida, mas quando surgia a oportunidade de ir pra cama não me sentia à vontade pra falar que era virgem e por isso nunca rolava (no fundo eu esperava o “príncipe encantado”)...
    E foi esperando por esse príncipe encantado (q agora dei conta q NÃO existe), q cheguei VIRGEM AOS 27 ANOS.
    Semana passada fiquei com um cara 7 anos MAIS NOVO que eu e na 2ª vez que ficamos, fomos pra cama na casa de um amigo dele. Já tinha bebido um pouco me deixei levar e não contei que era virgem (por medo dele pensar que sou uma mulher ESTRANHA, porque chegar aos 27 sem dar NÃO É NORMAL).
    Ele tentou penetrar, mas viu que a coisa estava difícil de entrar e viu que eu estava sentindo MUITA DOR e pedi pra ele parar. Nessa hora ele perguntou se eu era virgem e respondi que NÃO (por medo e vergonha do que ele ía pensar). Falei que já tinha feito com um ex namorado e pedi pra ele parar porque a gente nem se conhecia direito... não sei se ele acreditou, mas paramos por ali.
    Não houve penetração, mas meu hímen rompeu porque sangrei por 2 dias e depois fiquei sabendo por uma amiga que a cama onde a gente estava ficou suja de sangue (que vergonha!), ou seja, ele deve ter percebido SIM que eu era virgem aos 27 anos...
    Depois disso não nos falamos mais... será que ele ficou assustado com a situação da virgindade?
    Como temos amigos em comum, sei que algum dia nos veremos de novo e eu realmente não sei o que falar (em relação à dor: pensei em falar que tenho um probleminha (nada sério), mas que sempre sinto dor na penetração! Em relação ao sangue na cama do amigo dele: pensei em falar que era menstruação)
    Umas amigas estão me convencendo em dizer a verdade, que não tem nada haver ele saber que eu era virgem e talvez até vai gostar de ter tirado a virgindade de uma mulher mais velha (pro ego dele vai ser bom).
    Outras amigas estão falando pra eu mentir, pois ele pode estar pensando que eu quero algo sério com ele, já que eu não tinha dado pra ninguém ainda, esperando uma pessoa especial. Como ele é novinho está na fase de balada, de pegar várias, de comer um monte e não quer nada sério.
    Não sei o que fazer, pois não queria que ninguém soubesse que eu era virgem nessa idade e sei que ele e os amigos dele comentarão sobre isso.
    Contar a verdade: pode até ser que ele tenha gostado de ter tirado a virgindade de uma mulher mais velha. Mas em relação a mim o que ele pode estar pensando? Que sou uma mulher estranha? Frígida? Como uma mulher nessa idade nunca namorou e ainda era virgem? Na minha cabeça ele está pensando essas coisas ruins e por isso não apareceu ainda.
    Mentir: Se eu falar que eu não era virgem, tem como só no ato dele tentar penetrar ele descobri que eu era virgem? Porque ele viu que estava difícil de penetrar, sem contar na dor que eu senti e no sangue que ficou a cama do amigo dele. Como posso falar que NÃO era virgem com todos esses sinais entregando minha virgindade? Pensei em falar que o sangue era da menstruação, que a dor era por causa do problema que tenho e estava difícil dele penetrar porque eu só tinha dado para um ex namorado (ou seja, transei poucas vezes).
    Será que com essas mentiras ele acreditaria? O que mais posso falar pra ele acreditar? Porque NÃO quero que ele saiba que foi o 1º...
    Beijos e espero a resposta de vocês o mais rápido possível!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa grande amiga do Fator Alfa, acabamos de ver sua mensagem. Desculpa a gente pela demora. Hoje mesmo vamos responder e TRANQUILIZAR essa sua cabeça, mulher! Guenta aí!!!

      Excluir
  4. Vamos lá, Madame Alfa. Pra começo de conversa, PARA DE ENCHER O SACO COM ESSE PAPO de que tá velha pra perder a virgindade. Você tem uma história. Sua mãe, sua tia, sua avó, sua tataravó e sua gatinha de estimação casaram virgens e fizeram uma pequena lavagem cerebral pra você acreditar que tinha que fazer o mesmo. Aí aconteceu uma coisa: apesar de viver numa época em que o cenário é outro (e se você quer entender por que isso acontece a gente aconselha VIVAMENTE que você leia a entrevista do Waldemar Magaldi Filho no nosso livro, que tem uma parte que explica EXATAMENTE isso), existe dentro de você um complexo familiar gigantesco que ficou conflitando com o SEU contexto social. Claro que elas queriam que você fizesse como elas. Só que elas fizeram do jeito delas na época DELAS, que é bem diferente da SUA. Mas ok, essa parte você já entendeu. Então tudo bem, você deixou algumas oportunidades passarem porque tava com esse bloqueio e agora tá com 27 anos e virgem. Agora eu te pergunto: isso é um problema PRA QUEM? Alguma vez algum cara te disse que não comeria uma mulher de 27 anos por ela ser virgem, apesar de estar LOUCO de tesão por ela??? Se sim, bloqueia AGORA na sua lista do face e exclui dos seus contatos no celular. Ele é um moleque inseguro (não importa que idade tenha). Mas a gente duvida muito que você tenha ouvido isso de qualquer macho. Isso é uma coisa que VOCÊ e algumas das suas "AMIGAS" (preste atenção nas aspas) enfiaram na sua cabeça. As que dizem pra você mentir porque senão ele pode pensar que você quer alguma coisa séria com ele só porque ele vai ser o primeiro a te comer não fazem a mais vaga IDEIA do que estão falando. Afinal, você não quer que esse ou outro cara qualquer case com você só porque tirou sua tarraqueta, né? Ou será que, aí no fundo, o complexo familiar ainda não foi realmente COMPREENDIDO? Por isso, SIM, ponto pras amigas - agora sem aspas - que estão te aconselhando a simplesmente abrir o jogo. Não tem nada mais sedutor do que uma mulher que assume o que é, com tranquilidade e bom humor, em vez de ficar fazendo joguinho e inventando história. De resto, cara amiga do Fator Alfa, se os amigos e amigos dos amigos estão comentando sobre o sanguinho no lençol ou seja lá o que for, PAU NO CU DO SURDO! Você não deve satisfação a NINGUÉM além de você mesma - e o cara que estava na cama com você, se você decidir que quer esclarecer o que aconteceu com ele!!!

    ResponderExcluir
  5. Então vamos lá, pra organizar o pensamento:
    1- Se esse cara de 20 anos é gente boa e não saiu por aí espalhando o que aconteceu naquela noite, chama ele pra uma cerveja e diz que quer conversar sobre o episódio. Fala numa boa: sei que ficou estranho e eu queria muito te explicar, pra gente ficar numa boa. Chegando lá, pode falar MESMO: "olha, Zequinha, aquele dia eu fiquei com uma puta vergonha de dizer e acabei mentindo. Mas sim, eu sou virgem (ou era, né?!), por isso doeu, não entrou, sangrou e eu desencanei. E isso foi uma coisa que foi acontecendo, não é que eu tinha algum super plano de só perder a virgindade com um grande amor e tal. Aí acabei me embananando, tava com muita vontade de transar com você, mas na hora não rolou. Só sei que não quero mais que não role, por isso tô te falando: foi a primeira vez, sim. Era só isso. Espero que você não tenha se assustado achando que fosse alguma coisa pior! rsrsrsrs
    2- Nem PENSE em inventar qualquer MERDA do tipo "sinto dor com a penetração", "tenho uma doença não-contagiosa incurável que não permite que o pinto vá mais de 2 centímetros pra dentro" etc etc. VOCÊ TÁ QUERENDO COMEÇAR SUA VIDA SEXUAL OU ESPANTAR DE VEZ TODOS OS PRETENDENTES A TE FAZER GOZAR??? Pelamor!!!
    3- ENTENDA de uma vez por todas que homem não tem medo/preconceito/nojo/rancor de mulher virgem. Pelo contrário: pra eles É e SEMPRE SERÁ uma delícia ser o primeiro homem na cama de uma mulher. Isso faz parte do lado animalesco e territorialista do macho: mijar no poste em que nenhum outro mijou, penetrar a mulher que nenhum outro conseguiu penetrar até hoje, ser o primeiro leão - o macho alfa, portanto - a morder a carne da zebra que o grupo acabou de caçar. Não, não estamos te chamando de zebra nem de poste, moça. É só pra você entender que faz parte da NATUREZA MASCULINA, não importa se estamos falando de um chimpanzé ou do carinha da balada, sentir prazer em ser o primeiro a possuir um espaço, uma caça ou uma fêmea. Ponto.

    ResponderExcluir
  6. 4- E, claro, trabalhe sua cabeça pra não cair na ROUBADA de fazer o que suas "amigas" falaram e achar que um cara, depois de ter tirado sua virgindade, vai ter que virar o homem da sua vida. Se fosse isso, você não estaria tomando umas doses e indo pra cama com alguém que conheceu aqui ou lá. Você estaria em outro movimento, esperando se apaixonar etc etc etc. Tenha CLARO pra você mesma qual é a sua intenção com ESSE cara (e outros que com certeza vão aparecer dentro desse perfil, dessa "zona" de relacionamento - os P.A.s, as amizades coloridas, os trepês, chame do que quiser). Se sua cabeça já tá feita pra experimentar os prazeres do sexo, independente de casamento ou não, manda ver. A única que tem preconceito com sua virgindade é VOCÊ. Os homens que circulam na sua vida só estão na completa ignorância (e ainda ouvindo umas mentiras sem necessidade, o que é pior).
    5- Pode ser que o dito cujo de 20 anos, depois de vocês conversarem, não queria mais brincar de médico por não gostar do que aconteceu (a mentirinha etc). Mas aí você já terá lavado suas mãos, colocado preto no branco e, PRINCIPALMENTE, aprendido a ter a CORAGEM de assumir sua FEMINILIDADE. Na próxima cama que vier, depois de umas doses ou não, você não vai mais surtar e meter os pés pelas mãos. Vai saber contar sua história com bom humor, pedir que o cara te mostre a porta do paraíso e se lambuzar pela primeira de muitas vezes, sem aquela merda de insegurança que tá te comendo por dentro.

    Dá uma pensada, respira, conversa mais. Chama a gente de novo, quantas vezes precisar. E entenda que você tá com 27 anos, uma idade MUITO boa de viver, com um mundo de possibilidades pela frente. Não enche sua cabeça com MERDA pra depois ficar reclamando e surtando porque descobriu que tem uma vida inteira... Não vivida.

    Beijos da dupla Fator Alfa, que tá torcendo por você.

    Bianca e Ismael

    ResponderExcluir
  7. Ah, um PS: caso você não tenha visto, fizemos um post lá atrás sobre o tema da virgindade. É legal você ler os comentários dos leitores, mulheres e homens. Só pra reforçar que tá tudo ok, tudo certo, vai ser feliz!

    http://fatoralfa.blogspot.com.br/2013/07/virgem-ser-ou-nao-ser-eis-questao.html

    ResponderExcluir
  8. Ismael e Bianca, MUITO OBRIGADA por responderem!!!!!
    Eu realmente estava muito desesperada com a situação, por isso pedi a ajuda de vocês!!!
    Dois meses se passaram e eu ainda não conversei com ele... nos encontramos em uma balada, mas ele só me cumprimentou e mais nada, então não quis tocar no assunto com ele. O que pude perceber é que ele é muito imaturo ainda e acho que não soube lidar muito bem com a situação, por isso não puxou nenhum assunto sobre isso comigo. Mas estou tranquila, estou bem melhor e muito menos encanada!! Se aconteceu tudo isso, é porque era pra acontecer! Às vezes quando me pego pensando muito na situação, fico meio abismada (pela diferença de idade e até por eu ser meio retraída e ele o oposto), mas agora penso que foi muito bom ter acontecido e estou me sentindo “mais mulher”... rsrsrs!!! Um caminho novo se abriu e agora sim, estou pronta pra experimentar!!!
    Mais uma vez muito obrigada!!! Adoro demais o trabalho de vocês e admiro muito os profissionais que são!!!

    ResponderExcluir