terça-feira, 25 de junho de 2013

MOCINHA X OGRO: O QUE FAZER QUANDO A BRIGA FICA FEIA?



Coluna "DE QUATRO NO QUARTO"
por Bianca Zanatta



Você é casada, namora ou já esteve em um relacionamento com um homem que parece um OGRO? Você acha que ele te trata mal, te chama de coisas absurdas e não reconhece tudo que você faz por ele? Então hoje esse texto é pra você, mulher! SENTA E SE PREPARA, que a coisa vai te virar do avesso.

Existem dois tipos majoritários de macho alfa: o primeiro é o MIMADO. Como o moleque é criado, na maioria das vezes, por sua mamãe (ou alguém do sexo feminino) que faz TUDO pra ele, então, sim senhora, quando ele entra em um relacionamento ou
se casa, transfere a responsabilidade dela pra você. Agora VOCÊ vai lavar e passar a roupa dele (ou pagar alguém pra fazer isso por você), vai dar remédio e fazer chazinho quando ele ficar gripado, vai zelar pelo estado geral do lar e, no caso de surgirem FILHOS, vai cuidar deles – salvo, claro, quando ele estiver de bom humor e quiser fazer alguma coisa divertida com a prole. Esse tipo de homem pode ter todas as qualidades do MUNDO, mas uma coisa é fato: ele NÃO SE CUIDA SOZINHO. Pode ser um profissional muito bem-sucedido, um líder, presidente de nação, o que for. Mas ele PRECISA de uma mulher pra cuidar dele. Só que isso não quer dizer que ele DEPENDE da mulher com quem está e por isso vai abaixar a cabeça pra ela em QUALQUER situação. Afinal, ele é ALFA e quando eu disse que ele precisa “de uma mulher”, isso não significa que TEM QUE SER você.
Já o segundo tipo de macho alfa é mais recente (surgiu com o advento da TECNOLOGIA ELETRODOMÉSTICA): trata-se do homem INDEPENDENTE. Ele mora sozinho, tem as coisas do jeito DELE e descobriu que não precisa de mulher nenhuma pra sobreviver. Mais do que isso, ele GOSTA de viver por conta própria. Tem a casa toda equipada, da máquina de lavar que ainda seca e cospe a roupa quase PASSADA pra fora à cafeteira chiquérrima que faz nove tipos de cappuccino diferentes, e pra ele mulher tem que ser uma COMPANHIA AGRADÁVEL. Se não agradar, ele simplesmente chama um táxi, põe a lindona dentro e nunca mais liga. Esse cara NÃO PRECISA de você e tem menos saco ainda pra aguentar discussãozinha.


Não importa se o SEU macho alfa é do primeiro ou segundo tipo, ou talvez um híbrido bizarro dos dois. AMBOS dão o MESMO trabalho. ISSO DITO, presta atenção: quando o cara começar a gritar porque VOCÊ NÃO FEZ ALGUMA COISA ou FEZ DIFERENTE DO QUE ELE GOSTARIA, qual é a sua primeira vontade?! GRITAR DE VOLTA, BRIGAR E MANDAR TOMAR NO CU?! Pois é. Mas posso propor uma saída diferente, que é mais um exercício do que qualquer coisa? Deixa o bandido GRITAR, FALAR, ESCULHAMBAR o quanto quiser. Só acena com a cabeça e vai anotando as queixas dele mentalmente. E aí respira fundo, sai pra andar. Diz “bom dia” pro porteiro, pro carteiro, pro açougueiro. Se você conseguir DOMINAR sua vontade de devolver na mesma moeda, já ganhou. Ok, você agora vai me dizer: “Ah é?! Pois se ele é alfa e gosta de estar com a razão, eu TAMBÉM sou alfa!!! Vou engolir sapo e ficar quieta?!”. Não, minha amiga. Calma que eu chego lá.

Agora que você tá sozinha com seus pensamentos, faz um segundo exercício: RESSIGNIFICA O QUE ELE FALOU PRA VOCÊ.
“Mas que porra é essa?!” Vou explicar. Se o homem te faz uma crítica ou reclama de alguma coisa, mesmo que seja gritando e com um monte de palavrão no meio, ele tá fazendo uma coisa que muita gente não consegue, que é escancarar pra você o que tá incomodando. Não cabe aqui decidir se tá certo ou errado, mas sim entender O QUE ISSO SIGNIFICA PRA ELE, EM QUE SITUAÇÃO ou CONTEXTO ele te falou isso e COMO ESSA INFORMAÇÃO PODE SER ÚTIL pra VOCÊ. “Ah, mas isso tá parecendo conversa de livro corporativo!” Pois então, É EXATAMENTE ISSO. Muitas vezes a gente lida com a vida pessoal de um jeito passional e  infantilóide. Tudo que a gente aplica no trabalho, desde saber ouvir crítica do chefe até ter paciência pra ensinar estagiário, a gente JOGA fora quando entra em casa. Mas o que será que acontece se você aplicar esse jogo de cintura todo em casa? E, principalmente, se VOCÊ conseguir responder à briga sem dar PITI e procurar ENTENDER por que ele tá te falando aquilo tudo, será que ELE MESMO não vai começar a mudar o jeito GROTESCO E HEDIONDO de se comunicar com você?

RESSIGNIFICAÇÃO é a palavra de ordem desta gloriosa terça-feira, minhas louras, morenas ou ruivosas de plantão. Porque não adianta, por mais que o homem seja uma criatura mais racional que a gente em muitas situações, na hora da raiva ele vira um BICHO IRRACIONAL, TEIMOSO e além de tudo SURDO. Não desperdice saliva e nervos tentando bater de frente com isso. Faça diferente. Aposto que uma semana que começou azeda, depois de um fim de semana no ringue de boxe e de uma segunda-feira com gosto de ralo de banheiro, vai virar melzinho na chupeta. Opa, alguém disse chupeta? Eis aí outra boa saída pra quebrar o alfa que vive no seu coração! Hahahaha! Uma boa semana pra todas vocês!

11 comentários:

  1. Muito interessante, o homem pode até nao ser um dos dois tipos q vc descreveu, mas sempre tem um lado ogro, mas acho q as mulheres tbm tem um lado assim.
    Acho que toda vez que um estiver ao seu limite ou irritado e estressado por algo e o outro escutar, entender e nao discutir será mto melhor mesmo. Pelo menos da mto certo isso comigo e com meu namorado, quando um ve q o outro nao ta bem, tenta apenas ouvir, conversar entender e ajudar o outro.

    Adorooo seus textos Ismael e a roda de homens no Mulheres tbm, fico em casa que nem louca conversando com "vcs" (sozinha com a televisão né kk) concordando com algumas coisas e descordando de outras kkkk.

    Bjoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa, isso mesmo! Acredito que podemos resumir a história a uma equação bem simples: precisamos buscar o equilibrio, Se os dois FERVEM ao mesmo tempo, desanda. Se um FERVEU o outro deve ficar de boa, calmo, pra coisa equalizar. E cuidado com o orgulho nessa hora, que pode ser o grande inimigo!!!!! O que preferimos?: o amor que sentimos pelo nosso par atual ou nosso orgulho??? E, sempre, continue discordando da gente, porque a gente muitas vezes não sabe mesmo do que está falando.... HAHAHHA bjo!

      Excluir
    2. Verdade o orgulho nao leva a nada. Pode deixa vou descordar sim rsrs, mas concordo com muita coisa também. Mande um bjo a todos os meninos e a Catia vejo ela sempre que posso e a roda de homens tento nao perder também.

      Excluir
    3. Ok La! E esta sexta-feira vou participar da Roda de Mulheres! Tenta assistir!! Bjs

      Excluir
  2. kkkkkkkkkkk gostei do ponto de vista mas assim eu ainda prefiro não acreditar q o OGRO possa mudar. Se gritar comigo e me maltratar eu simplesmente saio e deixo falando sózinho eu não perco tempo batendo boca vou ficar esperando me procurar novamente pra eu atirar tudo na cara do maledito e se eu ainda gostar eu dito as minhas regras e se eu não sinto mais nada parto pra outro e pronto.

    Ismael parabéns adoro t ver no mulheres tá kkkk bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Luiza!!! Você é corajosa, capricha na chibata e no spray de pimenta, porque domar um OGRO MALEDETO não é nada fácil... e cuidado pra não sair arranhada!!! kkkk

      Excluir
  3. Particularmente eu prefiro um bom ogro, do que um mimado. Já namorei os dois tipos, e tenho que confessar que a rotina de relacionamento com um ogro é muito mais animadinha, é mais dinâmica, (desde que ele não te maltrate). Geralmente os ogros são pessoas bem resolvidas, que sabem oq quer e não tem meias palavras.... vale a pena ver a beleza dos ogros rs. Afinal, eu quero um macho pra me relacionar, não um filho pra criar. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo!!! A pior coisa para uma mulher é ter um namorado "bonzinho". Imagina suas amigas: "Nossa, o seu namorado é tãaaao bonzinho!". rs Prefira os Ogros!!!

      Excluir
  4. Acho que aqui o termo "Ogro" vale para o homem que tem atitude, não é?
    Porque se for no sentido de "bruto", ainda prefiro o "bonzinho", mas não o mimado!!! Homem mimado é muito infantil e é mesmo o Ó!!

    Bom, meu marido é bonzinho, não é ogro no sentido de brutal. Geralmente sou eu que dou uns pitis, mas ele sempre mantém a calma, me escuta, depois me acalma. Ele é muito carinhoso e nunca gritou comigo. É bem na dele, mas sabe o que quer, me ajuda nos afazeres da casa, até faz comida, cuida de mim... e ainda me pega de jeito!...rs. Acho que tirei a sorte grande!!
    Eu não quero mais nada!!

    ResponderExcluir
  5. Li o texto e concordo plenamente com tudo.Mas tenho que admitir que controle é algo que está em falta nos seres humanos e só alguém muito digamos centrado,por falta de uma palavra melhor no momento consegue tal façanha,ainda mais numa discussão.Onde um quer ter mais razão que o outro e o instinto de se defender,antes mesmo de se avaliar é automático.Por isso que costuma-se dizer que na hora da raiva se fala coisas sem pensar.Quem para pra pensar nessas horas?Se pensasse ficava calado iria falar depois.Adoro tudo que vc fala e escreve,e não estou dizendo isso só pra te elogiar,mas pq vc é inteligente nas suas colocações e consegue além de prender minha atenção,me fazer analisar muitas coisas que antes passavam desapercebidas.Parabéns! Ass:Selma

    ResponderExcluir
  6. Essa coisa de ogro eu entendo, fui casada por 15 anos com um. Tudo tem um lado positivo e negativo, é preciso ponderar, mas meu ex-ogro tem um coração gigante graças a Deus, acho que tem tudo a ver com o "Dragão da Cozinha" (mimos de mãe/criação), acabam ficando mau acostumados e confundem o papel da esposa com o de mãe.Eu sei pq tb sou um dragão da cozinha, pago um preço enorme por ter mimado meu filho. Coitada da mulher dele, se um dia ele conseguir casar, néh?!! kkkk

    ResponderExcluir