sexta-feira, 30 de agosto de 2013

COMO LIDAR COM PESSOAS DESCOMPENSADAS!!!

Logo após um bate-boca surreal que aconteceu na última Roda de Mulheres, em que estavam presentes os dois autores deste blog - Ismael de Araujo, o MACHO ALFA, e Bianca Zanatta, a "PHYNA" ALFA -, prometemos publicar um texto todo especial sobre como lidar com PESSOAS DESCOMPENSADAS. Como somos, mais do que jornalistas obcecados por analisar e comentar o comportamento humano e suas idiossincrasias, pessoas DE PALAVRA, eis aqui o texto prometido. 

MANUAL FATOR ALFA DE COMO LIDAR COM PESSOAS DESCOMPENSADAS

Segundo o sagrado PAI DOS BURROS - vulgo "Aurélio" -, diz-se "descompensado" de quem apresenta claro desequilíbrio emocional. Quer exemplos práticos? A pessoa tá numa boa, sorrindo e contando margaridas do campo, quando de repente SURTA porque você deixou o açucareiro sem tampa; você entra na sala, fala "bom dia" e o ser atira uma bota de salto 15 na sua cara, gritando que o dia estava bom até você aparecer nessa merda de sala, o mundo tá uma bosta, você acabou com a vida dela... e dali a dois minutos ela começa a sorrir e pergunta se você topa pegar um cineminha; a criatura tá conversando, distribuindo sorrisos e gesticulando, quando de repente ouve qualquer palavra solta no meio do papo - tipo "abelha", "quilometragem", "MACHO" ou "fruta-do-conde" - e perde as estribeiras. A gente poderia enumerar aqui uma cacetada de situações absolutamente CORRIQUEIRAS em que qualquer ser humano (a)normal reagiria de forma madura, tranqüila e até bem-humorada - enquanto a pessoa DESCOMPENSADA, pelo contrário, acha que tá em plena Terceira Guerra Mundial e já começa a pensar, no meio do tiroteio que ela mesma cria, se um bigodinho lindo embaixo do nariz lhe cairia bem.   

Enfim, como o Fator Alfa SEMPRE procura um viés de UTILIDADE PÚBLICA em qualquer tema e/ou situação, elencamos algumas DICAS de como lidar com mulheres que padecem deste probleminha (que pode ser passageiro, tipo no pico de uma TPM, ou simplesmente ser o ESTADO NATURAL DO SER EM QUESTÃO). Observação: nos exemplos a seguir nos referimos a MULHERES descompensadas, mas é claro que tem muito HOMEM descompensado mundo afora. As dicas são as MESMAS, senhoras e senhores - basta trocar "surtadA" por "surtadO"! E lá vamos nós:

1-) MULHER DESCOMPENSADA EM CASA
Você talvez more com uma mãe descompensada, uma filha descompensada ou, no caso dos machos, pode até ter casado com uma. Não importa. Se você ama a criatura com quem divide a casa em que vive, precisa de algumas dicas importantes para diminuir as chances de surto da fera:
- NÃO MEXA NAS COISAS DELA, a menos que tenha permissão EXPRESSA para tal;
- Em dias de surto, sempre ande na pontinha dos pés e abra a porta de cada recinto com muuuuito cuidado antes de entrar, dando uma espiadela pra checar se ela se encontra no mesmo. Se for o caso, procure outra sala ou quarto pra relaxar e ler seu jornal;
-  Não faça barulho ao mastigar (prefira alimentos como macarrão, purês ou sopas - e, ainda assim, FAÇA TUDO menos aquele barulhinho de sucção tipo "sluuuurp", que pode ser um gatilho para o surto);
- Tenha sempre almofadas e travesseiros por perto, caso o inevitável aconteça e ela comece a atirar pratos, garfos e vasos em sua direção;
- Aproveite os momentos de calmaria para lembrá-la como é BOM quando vocês estão assim, em paz, conversando normalmente sobre coisas interessantes (e, para prolongar esses momentos ao máximo, evite sempre as palavras-gatilho, tipo "abelha", "quilometragem", "MACHO" ou "fruta-do-conde").

2-) MULHER DESCOMPENSADA NO TRABALHO
Geralmente é aquela mulher que grita quando é contrariada, mesmo que tenha 58 pessoas em volta de vocês. Se for sua chefe, ela pode dar esporros homéricos na frente de todo mundo porque você usou uma palavra errada no relatório - tipo "abelha", "quilometragem", "MACHO" ou "fruta-do-conde" - ou não serviu o cafezinho na xícara cor-de-rosa que ela gosta de usar; se for uma colega de trabalho, pode dar piti porque você não concorda com a abordagem dela durante a reunião de departamento ou simplesmente porque você pediu pra ela não deixar a bolsa Prada na sua cadeira, afinal você também precisa SENTAR SUA BUNDA EM ALGUM LUGAR. Seja como for, já que você tem que conviver e trabalhar com a onça, lá vão as dicas:
- Deixe que ela grite O QUANTO QUISER e simplesmente acene com a cabeça, sorrindo. Quanto mais alto ela gritar e mais calma(o) você se mantiver, melhor - assim todo mundo vê o quanto a criatura é surtada e o quanto você, por outro lado, é uma pessoa EXTREMAMENTE paciente e equilibrada (duas características que valem muitos pontinhos no ambiente de trabalho);
- Quando ela acabar o surto e tiver pagado o mico SOZINHA, aí sim, coloque suas opiniões calmamente (e sempre sorrindo). Caso ela volte a gritar assim que você disser meia frase, espere novamente o fim do ciclo surtídico e pergunte, em alto e bom som (mas sempre sorrindo) se ela prefere que você expresse suas opiniões por e-mail, mesmo que tenha menos de 1 metro de distância entre as mesas de vocês. Para algumas pessoas, pode ser meio difícil viver em sociedade e se comunicar sem berrar e ofender os outros. Por e-mail fica mais fácil. E assim, se algo passar dos limites, pelo menos você vai ter tudo arquivado por escrito! kkkk

3-) MULHER DESCOMPENSADA "POR AÍ"
Essa é a situação mais simples porque, caso você encontre uma mulher descompensada em qualquer lugar - fila do banco, restaurante, trânsito, pronto-socorro e assim por diante -, não tem a MENOR obrigação de ouvir o que ela tá falando. E nada deixa uma pessoa descompensada mais IRRITADA do que não ter um espectador para seus surtos. Então sai andando (e, se não resistir, simplesmente manda o dedo do meio, sem nem olhar pra trás - mas o detalhe de não olhar pra trás é essencial).

E a conclusão, amigos e amigas do Fator Alfa, divide-se em dois pilares fundamentais:
PARA LIDAR COM UMA PESSOA SURTADA, O MELHOR REMÉDIO É SEMPRE IGNORAR. De um jeito ou de outro, na medida do possível, é claro - mas IGNORAR. Nada pior pra uma pessoa que tá querendo chamar atenção do que uma platéia apática (ou, pior ainda, uma platéia que ainda acha aquilo tudo MUITO engraçado).
- Faça o que fizer, nunca, NUNCA, JAMAIS use a palavra "MACHO".

Abracinho de Bianca e Ismael!


30 comentários:

  1. Tinha uma mulher na minha sala assim, totalmente louca, o pior é que ela gritava muitoooo, por assuntos totalmente idiotas, a ignoravamos e o surto não durava mais que cinco minutos, pois o silêncio das pessoas sufocavam as teorias, ridículas e medíocres dela como, eu mereço mais credito por meu cabelo ser grande e cheios de pontas duplas, ou seja coisas loucas e indiscutivelmente ridículas!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito!!! Revi toda a cena na minha cabeça, costumo dizer p meus alunos e clientes que em casos assim é de FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA, utilizar-se da INTELIGENCIA PODAL, colocar um pé diante do outro e sair deixando o SURTADO sem platéia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha! Simone, adorei a prática da INTELIGÊNCIA PODAL!!! Vou adotar a terminologia a partir de agora, sempre que for cabível! kkkk

      Excluir
  3. Concordo com as considerações e conselhos mas não consigo de parar de rir quando lembro do Ismá no programa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Ismael e Bianca eu não tenho paciência nenhuma pra lidar com educação com gente descompensada não então assim se me tirar do sério eu logo e rápido dependendo da pessoa tipo q nem akela ridícula q veio t tirando no programa aí eu já arrumo rápdio até prq o cabelo dela na cor amarelão e com akela franja horrenda na testa meu eu dizer tantos palavrões q só Jesus na causa tendeu? e no resto eu apenas igonoro kkkk.... eu sei q inveja é foda mesmo!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....
    beijos pra vcs e nos pimpolhos lindos tb bleza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Lulu! Dá vontade de sair do sério, massssss você vê como vale a pena deixar a pessoa falar sozinha? Ela cava a própria cova enquanto a gente assiste de camarote comendo pipoquinha! Beijos e bom fim de semana!!!

      Excluir
    2. kkkkkk.... é mesmo Bibi vc tem toda razão!!! aprendendo mais essa é q assim fiquei tão nervosa com akela sósia do capeta q quis desabafar e defender meus "irmãos" amados, inteligentes e queridos... parabéns por serem quem são e como são!!! to espalhando vcs pra galera e até onde eu consigo saber tem mtos seguindo nos tendeu? kkkkkk.... brigadinha pela atenção e mtos beijos naqueles seus dois pimpolhos lindos... bom final de semana tbm!!!

      Excluir
  6. kkkkk' sabem o que dizem. Adorei :)

    ResponderExcluir
  7. Oi Ismael e Bianca! Obrigada pelos conselhos. Só que não vou mudar meu passo ( elefante entrando numa loja de cristais) Pq a filha tem TPM todo dia. Aliás, nem sei o que é TPM. Nunca tive.Agora, ignorar realmente é muito bom. Não entrar na vibe é saudável. Posso dar uma última dica? Enfia Tamarine Nas descompensadas. Uma boa cagada no dia seguinte faz bem pra qualquer mal humor. Adoro vcs, bjs,Sheyla do Face.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheyla, a MELHOR forma de aprender a lidar com descompensados é tendo uma filha ou um filho na categoria! O amor ensina a gente a ignorar ARTISTICAMENTE!!! hahahahaha! Beijo enorme!

      Excluir
  8. Sensacionalllllll muito bom mas eu acho que a palavra MACHO cai muito bem kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Fabiana Amato

    Eu concordo com a conclusão final, ignorar pessoas assim, e ainda permanecer calmo, sorridente e etc... para a pessoa descompensada é pior que mil tapas na cara...pessoas assim, das 2 uma são bipolares, e eu quero distancia de pessoas bipolares mesmo em tratamento, ou tem uma baixa alta estima muito grande, geralmente esse tipo de pessoa se sente pior que lixo e tds os adjetivos ruins que existem e querem humilhar as outras pessoas para que se sintam iguais a ela, e ela própria " sair por cima "....infelizmente essas pessoas não compreendem como são patéticas e dignas de dó .... no caso de ser casada com uma pessoa assim, bom eu nem namoraria, meu namoro duraria apenas o primeiro surto, caso o mesmo tivesse escondido e se revelasse depois de casados, idem a separação viria no primeiro surto ..... grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabi, cê matou a charada: identificado o fator "descompensação" num potencial namorado, melhor cair fora! E dificilmente um ser descompensado consegue esconder o problema por muito tempo... Ele não se agüenta! É só ouvir ou ver alguma coisa que o contrarie e PRONTO, ele surta! É mais forte do que ele!!! Abraços!

      Excluir
    2. Obrigada por responder, e por concordar ...... abraços

      Excluir
  10. ADORO VOCÊS... MACHO,MACHO,MACHOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  11. ela disse que a pessoas não te suportam,que você não é normal...é mentira, te adoramos! senti falta do ISMAEL hoje... te achei triste... MACHO,MACHO,MACHOOOOOOOOO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucimar, ele não tava triste, tava COMPENETRADO! Atenção, eu disse COMpenetrado, não PENETRADO!!!! kkkkk

      Excluir
  12. Perdi a roda hoje, mas eu estava assistindo no dia fatídico! Foi hilario! Eu uso muito a palavra descompensada e quando você falou no final do programa, achei super pertinente! kkkkkk MACHO
    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Alias, como faço para assistir a roda de hoje Ismael e Bianca?!?!

    ResponderExcluir
  14. Eh Bianca e Ismael descompensada pra mim é mulé feia pra caralhu com uma franja ridícula na testa com boca murcha e a cara cheia de rugas pra carai se incomodando com a palavra MACHO? oxi como assim??? kkkk.... vai surtar na casa do capeta dem^nio o Ismael falanu pra nóis uns bagui da hora dos Machos por ele ser um o diabu tomou conta da mulé q num tinha satanás q a fizesse ficar queta pro Ismael continuar o assunto ah vai si fude muié doidaaaaaaaaaaa o legal foi deixa la discutir sozinha e pra sorte dela eu não estava na hora do contrário eu tb surtaria levantaria óianu nu zói dela e dizia ow vai toma no seu cú sua véa fêa du carai vai si fuder e escurecer, cortar esse cabelo fei dus infernos e tirá essa franja horrenda da sua cara q num fica nada bem pra sua idade e no mais o Ismael num kér ti cumê não o filha da puta vai toma no seu cú e procurar um tiozinho pra t encarar vaza shô eu hein kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.... Mas graças a Deus Ismael q vc e a Bianca são pessoas educadíssimas e preparadíssimas pra lidar com descompensadas já eu sem acordo desço uh barraco mesmo viado é o cu dakela véa q num q nunca viu um macho eu hein sai fora baranga véa t laskar caralhu kkkkkkkkkkkkkkkkk....
    Daqui a poko vai ter um monte de programas de tv copiando o trabalho de vcs Ismael, Bianca e Ricardo Ventura vcs são 10 a gente ama, adora, admira e respeita vcs!!! Já gente descompensada descemos o cacete mesmo!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...... bjks mil meus queridos....

    ResponderExcluir
  15. KKKKKKK Adoro vcs...
    Espero que quando iniciarem os programas no Youtube, o da "descompensada" da chata, seja o primeiro.
    Não cheguei a tempo de assistir o programa (INFELIZMENTE KKKK) e estou muito curiosa pra ver e ouvir tudo o que aconteceu. Bjsss

    ResponderExcluir
  16. oiiiiii,,,que pena ,perdi a roda de fofocas,,,mas amei o texto,,,é td isso e mais um pouco,,,,ja vi surtos ilarios e por besteiras,,,,vcs sao demaissssssssssssssssssssssss,,,amo vc Israel Araújo,,,,com todo respeito,,,,kkkkkkbjinhos

    ResponderExcluir
  17. olá sempre assisto vocês no programa da Catia/Mulheres e adoro! gostaria MUITO de fazer uma pergunta a vocês tanto pra samanta qnto para o Isma ;) como posso fazer isto? email? por aqui mesmo? aguardo uma resposta Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônima, pode fazer por aqui ou mandar para o e-mail fatoralfa@gmail.com, que a gente responde! Beijos!

      Excluir
  18. Nossa eu achei sensacional o programa.... Ismael meu divo sabe que sou sua fã, e amei como você lidou com a situação, como pode uma pessoa como ela fazer parte de um programa de tv, ninguém nem sabe quem é ela, agora a conhecemos como a desequilibrada total.... ela sofre te transtorno bipolar só pode.... ou na boa, ela queria você Ismael , usufruir do seu corpinho kkkk
    Agora comentar da diva Bianca... sensacional, não desceu do salto,nem valeria a pena né kkkk...

    Parabéns pelo texto...excelente..
    Beijos


    ResponderExcluir
  19. Por que o post dá ênfase em "mulher descompensada"? Também tem homem assim...

    ResponderExcluir
  20. Lido com uma chefe louca que é exatamente deste modo!!! ela manipula, grita, elouquece, ameaça e depois ...sorri e é carinhosa!!! dureza lidar com um ser assi,

    ResponderExcluir
  21. E o que se faz quando se entra no consultório médico para fazer uma consulta de rotina e nos deparamos com uma médica completamente descompensada? Eu recusei-me a ignora-la e respondi-lhe no mesmo tom, mas fico preocupada se ela reagir desta forma com pessoas idosas e vulneráveis.

    ResponderExcluir